1 de set. de 2008

Consultoria e Assessoria Esportiva

Vimos na postagem anterior que diversos erros no projeto de implantação, na manutenção e no acompanhamento dos freqüentadores de uma academia em condomínio podem acarretar na desistência dos moradores em usufruir deste espaço, o que degradaria os equipamentos, muitas vezes investimentos altos que são inutilizados. Tais erros podem ser evitados se for realizada uma consulta com um profissional de educação física qualificado e devidamente registrado. O serviço de assessoria esportiva tem além desta função de logística no que tange a implantação de uma academia seja residencial, condominial ou comercial de pequeno, médio e grande portes bem como a manutenção do espaço e equipamentos, funções específicas para o aluno interessado em treinar por conta própria para algum evento esportivo ou de beleza, para reabilitar-se ou manter a forma com saúde. Em muitos casos, o aluno pretende realizar um treinamento eficaz, sem contudo, depender da presença constante do Personal Trainer (no caso de algumas modalidades esportivas individuais como corrida, triatlo, ciclismo etc. alguns atletas não dispõem de treinador e/ou preparador físico), por ter determinada experiência, por realizar atividades com outro professor de academia ou outro motivo qual seja. Para isso consulta um Professor de Educação Física que lhe faça a avaliação e prescreva o treinamento adequado à sua individualidade e necessidades. Convém dizer que esta prática não exclui a responsabilidade do Professor em acompanhar o treinamento deste aluno, porém o aluno compromete-se em seguir estritamente o programado para ele. Para você que deseja optar por este serviço, vale ressaltar a importância da avaliação física para a prescrição dos exercícios e acompanhamento dos resultados para a continuidade do trabalho, uma vez que existe um cronograma, uma periodização a ser seguida e, por conseqüência, adaptações neste treino precisam ser periodicamente realizadas a fim de alcançar o objetivo final, o qual pode ser conseguido em curto ou longo prazo. Portanto, a prescrição dos treinos deve ser precedida da avaliação física, em meus trabalhos, sempre que solicitada a prescrição de treinamento a avaliação física é primordial.

2 comentários:

  1. aki no meu condomínio tem um salao para ginástica, alguns colchoes, alguns pesos pequenos e uma bike velha. o pessoal prefere caminhar na praia.

    ResponderExcluir
  2. óia o blog do caraaa...
    tá massa! rsrs
    vou fazer a propaganda aqui no predio
    abraço.

    ResponderExcluir

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!