1 de set. de 2008

ACADEMIA NO CONDOMÍNIO – Importante planejar!


Torna-se cada vez mais comum encontrarmos nos condomínios e residenciais de grande e médio porte as academias ou espaços fitness para os moradores que desejam exercitar-se na comodidade, segurança e proximidade de seu lar. Dentre outras vantagens, a economia e o ganho de tempo. Em alguns condomínios conta-se com muito pouco espaço e aparelhagem muito simples, em outros, aliados ao bom maquinário, existem espaços externos, pistas de Cooper, piscinas, etc. As próprias construtoras cada vez mais investem nesse segmento, como atrativo comercial.
Porém nem sempre estes espaços são devidamente utilizados pelos moradores, ficando ociosos e degradados, isso se deve muitas vezes ao projeto e planejamento mal formulados, que tornam o espaço ineficiente para os objetivos e necessidades do público freqüentador.
Detalhes como espaço para o maquinário, equipamentos adequados ao espaço, ao número de usuários e às necessidades destes, som, piso, espelhos, banheiros e ventilação são essenciais mesmo para academias residenciais. Isso interfere diretamente na motivação dos moradores em praticar atividade física, o ambiente precisa ser agradável.
Para quem deseja ter um espaço fitness em seu residencial, de nada adiantará investir em montar uma academia e esta ficar ociosa. O gasto será em vão. É preciso observar dentre os moradores o que cada um tem como objetivo na hora da atividade física, observar o número de usuários e planejar a compra e utilização dos equipamentos, bem como a adequação do espaço. Em alguns casos nem se faz necessário o gasto com maquinários grandes, modernos e caros.
É de muita importância para evitar tais “erros” a presença de um profissional qualificado e registrado para acompanhar desde o projeto de implantação dessa academia ao acompanhamento dos usuários na utilização e treinamento de cada um.
Amanhã continuaremos abordando o assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!