15 de set de 2008

EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS


Treinar a força de um músculo sem movimentar a articulação envolvida! É mais ou menos disso que se trata o exercício em isometria. E pode tornar-se uma excelente alternativa para ganhos em força estática, para pessoas com limitações articulares, em reabilitação, iniciantes, e até mesmo como variação num treinamento de força.
O treinamento em isometria apresenta uma sobrecarga articular menos que nos exercícios isotônicos, nos quais existe o movimento das articulações envolvidas. Alguns especialistas afirmam que este tipo de exercício pode tornar mais tonificada e definida a musculatura, protegem e fortificam as articulações, além da ativação de músculos de camadas mais profundas, como os estabilizadores da coluna.
É um treinamento que requer alguma habilidade e bastante concentração, elem de requerem muitos cuidados, tais como a postura, o controle da pressão, uma vez que esta sofre alteração (o que o torna pouco recomendado para hipertensos).
É ainda utilizado em combinação com os isotônicos em alguns métodos de treinos de hipertrofia, com resultados favoráveis...
Torna-se, portanto, mais uma opção interessante para proporcionar a variabilidade de seu treino.
Na postagem de amanhã colocarei alguns exemplos de exercícios isométricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!