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26/04/2012

"Trabalho sentado e sinto dores na coluna"


Não são poucas as pessoas que procuram por atendimento especializado para cuidar de dores e incômodos na coluna. Não é à toa que algumas das postagens mais lidas neste blog tratam justamente deste assunto. E hoje vamos mais uma vez retomá-lo. Agora para tentar ajudar algumas pessoas que trabalham a maior parte do tempo sentadas, com dicas e sugestões.
Digitadores, secretários caixas e tantas outras funções exigem do trabalhador de seis a oito horas diárias sentado, geralmente fazendo uso do computador. Maus hábitos posturais, musculatura dorsal pouco trabalhada, além da própria tensão do trabalho levam às dores em várias regiões da coluna, muitas vezes acarretando em diminuição da produtividade do trabalhador, em casos mais graves até afastamento das atividades.
Atentas a isso muitas empresas implantaram nas suas jornadas sessões de ginástica laboral, que, quando bem planejada e orientada é de grande utilidade no combate a esses sintomas. Porém ainda é grande o número de empresas que não fornecem esse serviço, muitas vezes até desrespeitam o direito do trabalhador a pausa de 10 minutos a cada hora de trabalho (como no caso do call center), cabendo ao trabalhador buscar junto ao empregador fazer valer seus direitos, além de buscar por si próprio outros métodos de prevenção.
Aqui elencamos algumas dicas importantes para a saúde da coluna de quem trabalha em posição sentada:

- Como regras básicas, as dicas gerais servem aqui: manter-se hidratado, deixar o café do escritório de lado, optar por um suco de frutas;
- Estar sempre atento à postura correta e ao posicionamento adequado frente ao computador, ou matérias/instrumentos de trabalho na mesa, altura dos braços da cadeira, etc. Essa conduta pode evitar dores cervicais, dores de cabeça, síndrome do túnel do carpo, dentre outros incômodos;
- Movimente as pernas, saia da posição estática mantida por muito tempo. As panturrilhas pedem que você as trabalhe para ativar a circulação da região. Isso evita coágulos, varizes, inchaço nas pernas... Caminhe ou suba escadas nos momentos de pausa, sair do ambiente de trabalho por alguns minutos, se possível, respirar ar puro, ajudam ainda a tranquilizar a mente;
- Não se esqueça da academia, os treinos de musculação são essenciais. Trabalhe bem os dorsais e abdominais. Nas rotinas de abdominais, inclua exercícios isométricos. Um abdome bem trabalhado auxilia na boa postura e consequentemente, na saúde da coluna.
- Uma sessão de alongamentos antes de dormir, com atenção para os punhos, pescoço, quadril e panturrilhas. 

Veja na imagem abaixo, dicas de alongamento para o escritório e para antes de dormir:


- Dores constantes devem ser analisadas por um médico.

FONTES das imagens: movimente-se; IOT; revista pilates, not1

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