16 de set. de 2008

EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS (continuando)

Antes de descrever os exercícios, venho agradecer a correção postada por um(a) amigo(a) que não se identificou na postagem com a figura sobre sedentarismo. De fato conrrobo da mesma opinião: Tratamos de sedentarismo não apenas a FALTA de atividade física ( a INATIVIDADE) como também ao pouco gasto energético com atidades operacionais e de lazer. Existe um consenso sobre a atividade física que considera uma Pessoa Ativa como aquela que pratica ao menos 30 minutos DIÁRIOS (ao menos acima de 3 vezes por semana) de atividade físca além das atividades rotineiras! Recomenda-se ainda que tais atividade sejam de esforço moderado.

Mais uma vez agradeço a observação!

Selecionei 4 exercícios que podem ser realizados em casa, trabalhando a isometria comentada na postagem de ontem, que trabalham diversos grupos musculares. FIQUE ATENTO AOS CUIDADOS RELATADOS NO TEXTO ANTERIOR:
- Extensão de Cotovelos: Com o auxílio de uma toalha ou corda e de pé com joelhos semi-flexionados, coloque a mão esquerda sobre o ombroe a mão direita na região lombar, segure a corda atrás das costas, tentando puxar a toalha para cima. Após alguns segundos troque as mãos.
- Flexão dos cotovelos: Ainda utilizando-se da toalha ou corda e de pé com joelhos semi-flexionados, posicione a corda por trás das coxas e segure cada ponta com as mãos afastadas na largura dos ombros, daí tente flexionar os cotovelos, por cerca de 10 segundos.
- Extensão de Quadris: Fique de pé sobre a corda, com os joelhos semi-flexionados, segure-a firmemente com as mãos ao lado do corpo e cotovelos estendidos, conserve o tronco ereto tentando estender as pernas.
- Pressão de pernas: Num vão de porta sente-se, com a coluna apoiada e pernas pressionado o outro marco da porta, tentando estendê-las.

Infelizmente as imagens hoje não estão carregando como eu desejava... mas quem quiser pode me solicitar que mando via e-mail as imagens. Vale lembrar que existem muitos outros e que os citados acima assemelham-se em muito com exercícios praticanos na academia (Rosca Francesa, Rosca Bíceps, Agachamento, leg press, por exemplo).

FONTE: Heyward, Vivian. Avaliação Física(2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!