14 de abr. de 2016

TAF: Treinar com sol a pino? Melhor evitar


Após ver algumas postagens de candidatos aos concursos da PMPE e PCPE relatando que estão treinando ao meio-dia, ou mesmo marcando de encontrar outros colegas de concurso para treinar nesse horário, surgiu a preocupação em fazer esse post com alguns dicas úteis e tentar mudar a ideia de quem pretende fazer o mesmo.

Como a imensa maioria dos candidatos nesses concursos é de recifenses, nós daqui sabemos muito bem as temperaturas e elevados índices de umidade dessa calorosa capital, outros vêm do interior de pernambuco quem também desfrutam de temperaturas que chegam perto (até passam) dos 40ºC, e assim é em praticamente todo Norte/Nordeste desse país. 

Treinar com calor intenso pode ser contraprodutivo e até mesmo perigoso para praticantes INICIANTES de atividade física (o que representa uma grande fatia desses concursandos). São treinos que exigem maiores cuidados com volume e intensidade, com a hidratação e um conhecimento das reações do próprio corpo. E aí, se formos considerar que a maior parte desses está tentado fazer isso sem qualquer orientação profissional, os riscos são ainda maiores.  

Dores de cabeça (enxaquecas que podem durar dias), diarreia, náusea e vômitos, confusão mental e dificuldade na concentração, cansaço excessivo, cãibras, até mesmo convulsões, são alguns dos sintomas de uma ensolação, desidratação e fadiga associados aos treinos em calor intenso. Há vários outros, pois cada organismo pode reagir de forma diferente. E aí é só pensar um pouco: como evoluir nesses treinos (em 2 ou 3 meses apenas)? E se ainda há o risco de atrapalhar os estudos, por que fazer isso? Não parece muito vantajoso não é mesmo?



Os mais desconfiados vão alertar: "MAS NO DIA DA PROVA HÁ O RISCO DE EXECUTAR OS TESTES NESSES HORÁRIOS! E AÍ?" 

De fato, é bem possível de ser um daqueles que vão ter de executar os testes no horário ingrato de 10h às 15h. E realmente você precisa estar adaptado ao clima quente, então deixo algumas dicas:

1) Lembre que as provas da PMPE e PCPE devem ocorrer nos meses de inverno em Recife, embora não faça aqui temperaturas abaixo de zero, certamente temos um clima um pouco mais ameno, e um grande risco até de chuva nesses dias, o que pode ajudar um pouco;



2) Treine em horários mais adequados, início da manhã, fim de tarde ou mesmo à noite. Inicie suas atividades com a maior antecedência possível e evolua seus índices ao máximo que conseguir para a aprovação e cerca de 2 a 3 semanas da prova (TAF), faça alguns treinos nos horários da prova para aclimatar-se às condições que pode encontrar;

3) Se, de acordo com seus horários, sua única saída for os treinos nesses horários infernais, procure sombra ou locais fechados, hidrate-se muito bem, use roupas bem leves, alimente-se de forma adequada e PRINCIPALMENTE: Procure orientação profissional para adequar e planejar seus treinos adequadamente.

Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!