21 de jul. de 2015

Check-up esportivo: seus objetivos sob medida

A importância de uma avaliação física adequada:
(Prof. Pablo Carvalho)

Há um tempo não havia recomendação mais repetida pra quem pretendia começar uma atividade física ou uma prática esportiva do que fazer, antes, uma avaliação física.
Esse pedido era negligenciado pelo praticante e agora por algumas empresas. Não me vem na cabeça um motivo plausível para não se fazer tal avaliação física antes de qualquer prática regular.

Se para os iniciantes a avaliação física é primordial para ajudar na prescrição inicial adequada para prevenção de lesões e detectar possíveis doenças que possam ser agravadas é para assegurar uma prática saudável; para os praticantes de longas datas avaliações periódicas se tornam importantes para acompanhar a evolução do condicionamento.

Contudo, para os praticantes mais experientes, tal check-up depende dos objetivos e tipo de prática do indivíduo.
Check-up esportivo adequa-se ao tipo de atividade física e aos objetivos e condições de cada paciente. É uma forma de economizar e tirar o melhor proveito do treino. Geralmente, tal avaliação geral envolve um acompanhamento multidisciplinar que envolve um check-up médico: bateria de exames e consulta médica geral; avaliação física e esportiva: adequada à prática do indivíduo; e acompanhamento nutricional: plano alimentar completo adequado ao estilo de vida do indivíduo.

Não há forma de se traçar metas sem parâmetros que são averiguados por esses profissionais. Nos dias de hoje, onde a prática de atividade física vem sendo cada vez mais procurada não faz sentido que não se tenha controle de metas.
Nosso organismo é adaptável a tudo a variação, a mudança é primordial. O controle e as transições que essas mudanças requerem são primordiais. Não há receita de bolo, ou, usando outro jargão, posso afirmar que "time que ganha, não se mexe" infelizmente não se aplica nesse sentido. Um treino ou um plano alimentar que funcionou por um certo período não lhe garante que funcionará novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!