23 de ago. de 2015

Pequenas metas, Grandes Resultados

Muitas vezes ao se matricular numa academia, o aluno é alertado pelo professor de que para alcançar seus objetivos será necessário paciência e disciplina nos treinos, pois o resultado esperado deve levar algum tempo para começar a aparecer. Aqui mesmo no blog já tratamos sobre o tempo para começar a perceber as melhorias promovidas pelo treinamento.
Mas não seria possível alcançar resultados rápidos com a atividade física?
Sim, é possível. Desde que sejam estabelecidas metas alcançáveis em vez das utopias a que somos levados a acreditar em propagandas de TV ou musas fitness das redes sociais.
Pensar em um melhor preparo físico para curtir as férias que se aproximam; numa aparência mais disposta e saudável para uma festa de casamento em breve; ou caber num vestido especial de formatura, são alguns dos exemplos de pequenas metas que podem ser alcançadas em prazo relativamente curto, a depender do caso.
Se de repente, você já pensa em estabelecer algum objetivo para um período de dois ou três meses, esteja ciente de que certamente serão necessários alguns sacrifícios. Escolher a modalidade correta e o método adequado de treino é o primeiro passo. A intensidade desses treinos possivelmente será mais elevada que o habitual, a frequência e duração dos treinos talvez não sejam as mais animadoras para o perfil do aluno, a mais uma vez as palavras-chave DEDICAÇÃO e DISCIPLINA farão a diferença. É de suma importância estar com os exames médicos em dia, e de preferência com uma dieta adequada a nova rotina, acompanhada de um profissional de nutrição. Falando em rotina, cumprir horários com rigor, dormir bem, e moderar nas atividades de lazer, evitando excessos, são outras dicas preciosas.
Numa rápida pesquisa, encontramos resultados em 12 semanas de treinamento com pesos, reduzindo dobras cutâneas e aumentando a força muscular em sedentários.  Resultados também importantes de redução de IMC em idosos no mesmo período de 12 semanas de treinamento são encontradas.
Estabelecer pequenos objetivos omo desafios a ser superados em curtos períodos pode ser uma estratégia bastante motivante para alcançar metas maiores a longo prazo. Experimente você também.

Segue abaixo os links de 2 estudos que apontam os resultados citados acima. Vale a leitura.

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n1/a05v16n1.pdf

http://www.revistas.usp.br/rto/article/viewFile/75115/96392

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!