27 de jan. de 2015

Testes físicos (TAF) : Tirando dúvidas sobre GMR e PF

Felizmente/Infelizmente temos recebido nos últimos dias muuuuuuiiiiiiitos e-mails de pessoas interessadas em iniciar os treinos para os TAF da Guarda Municipal de Recife e Polícia Federal.

Fico feliz por tantos aprovados. Mas me incomoda que tantos tenham esperado sair a convocação para os testes, para só então iniciarem uma preparação específica, quando o edital fornece geralmente menos de um mês para a prova.

De ínício darei algumas dicas que servirão para o futuro, em seguida algumas dicas para quem já está nas vésperas da prova.

1) JAMAIS SUBESTIME O TESTE FÍSICO.

Por mais fácil que pareça, como os TAF da guarda municipal, se você não tiver um mínimo de aptidão física, esse teste pode lhe derrubar. Muitas vezes por não saber executar a técnica correta dos movimentos, ou por não conseguir evoluir o suficiente em um mês... Não somos máquinas, nem atletas de alto nível! Nosso corpo precisa de um tempo razoável para adaptação e resposta aos treinamentos. Procure um profissional de Educação Física com a maior antecedência possível e evite o estresse dos últimos dias. O Professor, ao avaliar sua condição física atual, te elabora uma planilha de treinamento adequada ao tempo de preparação e você possivelmente não terá grandes dificuldades.

2) DEIXOU PRA ÚLTIMA HORA?

Bom, não vai adiantar muito querer queimar todas as etapas e tentar virar ultramaratonista em 20 dias... Tudo que você vai ganhar é uma lesão na véspera da prova que vai te impedir de alcançar os índices necessários, talvez até te impedir de fazer a prova.

Procure um professor, informe sua condição atual e solicite um cronograma de treinos para seguir de forma focada até a prova, incluindo os necessários dias de descanso. Aqui é importante que você ja saiba no mínimo executar corretamente os movimentos exigidos. Do contrário agende algumas aulas para isso.

3) NÃO QUEIRA MILAGRES... Por mais duro que possa parecer, é preciso ter calma. A ansiedade só vai atrapalhar. Mas se está muito longe de sua condição física ideal, não tente radicalismos, dietas malucas e treinos extremos. Seja racional. Estabeleça um objetivo mínimo para alcançar semana a semana, e tente chegar no dia da prova apto a fazer o seu melhor.

4) CONSEGUE OS RESULTADOS? MANTENHA-OS e DESCANSE!
Provas que exigem apenas índices mínimos são mais tranquilas. Uma vez que você consegue alcançá-los, basta tentar manter-se em um nível um pouco acima deste e usar os dias de descanso para recuperar as energias. Para provas classificatórias como a PF, é necessário sempre tentar fazer o melhor possível, não bastam índices mínimos, nesse caso, tem que saber tirar o melhor proveito de sua melhor prova e dedicar-se àquelas onde tem alguma dificuldade para alcançar a maior nota. Mas nada de desespero.

5) DESCANSE NA VÉSPERA DA POROVA!!!
E se possível na antevéspera também... nada de fazer treinos extensos, ou simular a prova no dia anterior. Uma dor que você tenha no dia da prova e tudo pode ser posto a perder... simule a prova 72h antes, um treino leve no dia seguinte e só... descanse!

BOA SORTE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!