4 de ago. de 2011

Avaliação Física (continuando...)

Conforme prometido na última postagem, vamos agora falar sobre a importância de alguns testes e medidas realizados em uma avaliação física:



Circunferências (cintura e quadril): Em determinadas partes do corpo, como braços e coxas, por exemplo, as medidas de circunferência servem para acompanhar o crescimento do volume muscular em um programa de hipertrofia muscular, ou acúmulo de gordura localizada. No caso da combinação de medidas de cintura e quadril consegue-se estabelecer uma relação importante (RCQ) diretamente associada a gordura visceral e seus possíveis riscos à saúde (como a síndrome metabólica).



Dobras Cutâneas: indicadores de composição corporal; através de medidas com um aparelho específico (o adipômetro) e de fórmulas matemáticas consegue-se o dado objetivo de percentual de gordura do indivíduo.



Testes de abdominais/apoio de frente: Estes e outros testes servem para identificar o nível de resistência muscular de membros inferiores e superiores. Nestes testes pede-se realizar o maior número de repetições em determinado exercício no espaço de tempo delimitado (normalmente de 30s a 1 min.).



Sentar e alcançar/Alcançar as costas: São testes que visam avaliar o grau flexibilidade do indivíduo, também podendo ser realizado com uso de um aparelho denominado Flexímetro.



Corrida/Caminhada: As corridas de 12 minutos (muito utilizada em concursos públicos que exigem teste físico), e os testes de caminhada, em esteira, bike, step e outros semelhantes têm como objetivo avaliar o nível de condicionamento cardiorrespiratório (aeróbio) do indivíduo. Na prática, visa-se identificar os limites de resistência na atividade física de caráter contínuo e prolongado. É de muita importância para apontar possíveis riscos cardíacos e pulmonares durante o exercício físico.



A depender do objetivo e das necessidades e limitações do aluno que procura iniciar a prática de atividade física pode-se aplicar outros testes e/ou realizar algumas adaptações nos que acabamos de exemplificar. E, como falamos na postagem anterior, pode ser necessário uma liberação médica para realização de alguns testes na avaliação física, para isso o professor solicita anteriormente um laudo médico atestando a aptidão para realização destes testes.



Para quaisquer outras dúvidas é só entrar em contato...



Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. A foto ali parecia uma mulher nua kkkkkkk!!! Mas tá muito massa o blog cara parabéns.

    André Montoya

    ResponderExcluir

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!