10 de jan. de 2022

TREINAMENTO FUNCIONAL

Embora o conceito seja complexo de estabelecer, de modo geral podemos tratar o treinamento funcional como um método de treinamento que integra diversas capacidades físicas num mesmo momento. Assim, busca-se utilizar de movimentos utilizados no dia-a-dia, sejam nas atividades domésticas, de trabalho, ou tarefas específicas de outras modalidades esportivas. Além disso, é possivel realizar trabalhos específicos para correções posturais, desvios de movimento, reabilitação de articulações, etc.

Normalmente, nesse tipo de treinamento, as atividades são realizadas em forma de circuito, utilizando-se de movimentos integrados, trabalhando vários grupos musculares simultaneamente. Isso permite uma característica muito dinâmica às sessões de treino. 

Mas é preciso estar atento: embora alguns exercícios e equipamentos utilizados nesses treinos possam chamar a atenção, na maior parte das vezes a opção é por movimentos básicos. As atividades mais mirabolantes, podem trazer risco de lesão se realizados por praticantes pouco experientes. Além disso, há movimentos que não passam de invenções e não trazem qualquer benefício.

O treinamento funcional é divertido, todos podem praticar, gasta bastantes calorias, melhora o condicionamento aeróbico, tônus muscular, equilíbrio, coordenação, agilidade, etc.  Para conseguir todos esses resultados, converse com o professor, seja dedicado às atividades, alimente-se bem e descanse adequadamente. Nada de exageros, ou estripulias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!