17 de jan. de 2022

Devagar e SEMPRE

Quando falamos de obter resultados com a prática de exercícios físicos, paciência é um termo a ser ressaltado. É muito comum que especialmente no início de algum projeto focado em determinados resultados que, movidas pela empolgação natural, as pessoas tentem passar horas na academia, fazendo todos os tipos imagináveis de exercícios, "complementando" com uma corrida perto de casa, usando bike nos fins de semana, caprichando na alimentação regada a proteína e carboidratos, etc...

Muita sede ao pote e ao final de algumas poucas semanas, toda aquela motivação parece ir diminuindo a ponto de interromper a prática, normalmente sem qualquer resultado relevante. É um cenário bastante comum. Onde então está o erro? Se aparentemente estava indo no caminho certo?

O Excesso pode ser o vilão

É ótimo aproveitar toda a motivação inicial, mas conter um pouco o ímpeto é importante. Afinal, os resultados não virão do dia para a noite. Ter essa consciência é fundamental. 

Desgastar-se em demasia nos primeiros momentos, vai atrapalhar a recuperação de um organismo ainda pouco habituado com a prática de exercícios. A fadiga prolongada pode reduzir a imunidade, deixando o indivíduo vulnerável a doenças oportunistas e, inclusive aumentar o risco de lesões e causar o afastamento inevitável da atividade.

Entupir a agenda com atividades diversas e tempo excessivo, além da alimentação "mais encorpada", podem ainda, impactar seriamente no período de descanso. Não dormir bem é um golpe mortal na busca por resultados.

Planejar é o caminho seguro

Vá com calma. Busque uma orientação profissional para planejar adequadamente as atividades aliando a sua rotina aos treinos e alimentação. Ajustando horários de descanso e respeitando os seus limites. Dar tempo para o corpo compreender sua nova rotina, e promover as adaptações necessárias para que seus resultados comecem a aparecer de forma segura e duradoura.

Exercite o autoconhecimento

Aos poucos você mesmo vai se conhecendo em seus treinos. Entendendo como seu organismo reage a uma determinada atividade e como você deve agir para explorar seu limite de maneira adequada e permitir o descanso recompensador.

Desencane do tempo

A melhor maneira de lidar com resultados dos treinos é estabelecendo metas alcançáveis ao longo do tempo. Caminhando em busca de pequenas metas num período confortável, que não permita o desleixo, tampouco a pressa. Porém, o tempo aqui é bastante relativo. Então, sabendo que seguindo a trilha de forma disciplinada, os resultados chegarão, que tal parar um pouco de olhar o calendário e apenas apreciar cada conquista alcançada?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!