13 de mar de 2013

Teste físico CORREIOS

Diversas pessoas foram convocadas para realizar os testes físicos do concurso para os Correios. O problema é que a data estipulada foi apenas até 15/04, restando um tempo bastante curto de preparação para esta prova. Recebi nos últimos dias uma grande quantidade de e-mails com interessados nos serviços de Personal trainer buscando treinar para este concurso. Algumas coisas precisam ser ressaltadas: Muitos parecem ter sido pegos de surpresa com essa convocação. Isso não deve acontecer. Não dê sorte ao azar, a preparação física não pode ser deixada de lado. Você deve sair na frente de seus concorrentes e iniciar seus treinos com a maior antecedência possível. A depender do condicionamento físico de cada um, o tempo entre a convocação para os testes e a data da prova normalmente não é suficiente para uma preparação adequada. Como aconteceu desta vez, num período de apenas um mês pouca coisa pode ser feita em termos de um planejamento de treinos que possam gerar resultados positivos, especialmente, se o candidato não encontrar-se em boa condição física. Portanto, nem aconselho a contratação de um profissional por esse curto período, pode sair num preço bastante elevado e pouco poderia acrescentar nos seus resultados. Aos que têm alguma experiência com este tipo de prova, ou vêm treinando e encontram próximos dos objetivos, o personal trainer poderia ajudar a direcionar os treinos visando simular a prova e priorizando atividades de recuperação muscular, evitando que o aluno chegue ao dia da prova em condição de fadiga ou lesionado.
De uma forma ou de outra, vou deixar aqui algumas dicas, para que os candidatos possam seguir nestes últimos dias de preparação:

CORRIDA: Nos dois primeiros dias de corrida busque correr a maior distância que conseguir sem caminhar(anote a distância e o tempo), tentando realizar uma distância maior no dia seguinte. Descanse no terceiro dia. Repita nos dois dias seguintes. Descanse no sexto dia. Simule os 2400m no sétimo dia e anote seu tempo. Descanse um dia.
Na segunda semana tente realizar as mesmas distâncias cumpridas na primeira, em menor tempo.
Na terceira semana, após um dia de descanso, treine apenas tiros de 100m e caminhada de 100m, buscando alcançar 5000m ao todo. No dia seguinte apenas caminhe por 30 minutos. Treine novamente os tiros de corrida, e caminhe no quinto dia. Simule a prova de 2400m no sexto dia. Descanse no sétimo.
Na quarta semana: Simule a prova novamente, e siga caminhando por mais 30 minutos no primeiro dia. No segundo dia realize a corrida sem caminhar pela maior distância possível e anote a distancia e o tempo. Descanse no terceiro dia. Repita a distancia no quarto dia em tempo menor. Descanse no quinto dia e simule a prova no sexto dia. Respeite 48h de descanso antes da prova.

DINAMÔMETRO: Aqui não há segredo. O único empecilho é o fato de não conhecer o aparelho (que é difícil de encontrar) e ter dificuldades com a pegada. Por ser um teste de força, apenas a musculação pode ajudar. Não se preocupe muito, a meta exigida não é tão elevada.

BARRA FIXA: Treine na barra 2 dias e descanse um.  Nos primeiros dias dedique-se a aprender a técnica correta. Na segunda semana, busque realizar sempre mais repetições em sequência que no dia anterior. Faça entre 5 e 8 tentativas.
Na terceira semana tente realizar 10s série de 2 a 3 repetições por dia. Treine seis dias e descanse no sétimo.
Na quarta semana apenas realize simulações da prova.

Esse plano é apenas uma sugestão. Algo que possa direcionar seus treinamentos. De acordo com a adaptação de cada indivíduo é necessários fazer as devidas alterações no programa, esteja acompanhado por um professor em sua academia. Espero ter ajudado e comente seus resultados conosco. Não há motivos para desespero, os objetivos das provas não são tão complicados. Boa Prova!

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