16 de ago. de 2012

Exercícios por uma pele mais bonita

Já foram apresentados nesse blog diversos benefícios da prática de atividade física ao funcionamento do organismo como um todo, proporcionando uma melhor saúde e qualidade de vida além dos ganhos estéticos visíveis. O tema da postagem de hoje é justamente um destes ganhos estéticos e está relacionado com o maior órgão do corpo humano: a pele.

A prática de exercícios físicos bem orientados pode ser bastante benéfica para alcançar uma pele saudável, firme e retardando efeitos do envelhecimento como ressecamento, rugas e flacidez, esta última muitas vezes relacionada também com o acúmulo de gordura localizada em algumas regiões do corpo e, como vimos, o exercício físico é um dos maiores aliados na redução de gordura corporal.

Diversas substâncias são liberadas na prática de atividades físicas como as endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, o que ocasiona inclusive uma percepção de auto-imagem melhor. Outras substâncias como a L-Glutamina e GH também possuem ação antienvelhecimento, reduzindo a produção de radicais livres, um dos grandes responsáveis pelas alterações na pele.

O maior aporte de oxigênio solicitado durante as atividades físicas (aeróbicas, especialmente), tem a importante função de nutrir as células e nessa respiração celular ocorre a liberação de toxinas. Na pele, com a sudorese essa “sujeira” é eliminada, os poros ficam menores, isso ajuda na redução da acne, por exemplo. Essa mesma pele quando bem nutrida, tem menor propensão a pelo encravados e foliculite.

Nos treinos de musculação, a melhoria do tônus muscular tem influência direta na pele, uma vez que esta acompanha o músculo. Músculos firmes, pele firme.



As dicas para se beneficiar de todas essas variáveis é utilizar-se dos exercícios aeróbicos e de força, além de sessões de alongamento e até mesmo relaxamento. Todos devidamente orientados e planejados por profissionais qualificados.

Portanto, aproveite seus treinos para usufruir também destes benefícios em busca de uma pele saudável e jovem. Importante lembrar ainda de manter a pele sempre bem hidratada e protegida do sol adequadamente (seu dermatologista lhe auxiliará com isso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!