16 de ago de 2012

Exercícios por uma pele mais bonita

Já foram apresentados nesse blog diversos benefícios da prática de atividade física ao funcionamento do organismo como um todo, proporcionando uma melhor saúde e qualidade de vida além dos ganhos estéticos visíveis. O tema da postagem de hoje é justamente um destes ganhos estéticos e está relacionado com o maior órgão do corpo humano: a pele.

A prática de exercícios físicos bem orientados pode ser bastante benéfica para alcançar uma pele saudável, firme e retardando efeitos do envelhecimento como ressecamento, rugas e flacidez, esta última muitas vezes relacionada também com o acúmulo de gordura localizada em algumas regiões do corpo e, como vimos, o exercício físico é um dos maiores aliados na redução de gordura corporal.

Diversas substâncias são liberadas na prática de atividades físicas como as endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, o que ocasiona inclusive uma percepção de auto-imagem melhor. Outras substâncias como a L-Glutamina e GH também possuem ação antienvelhecimento, reduzindo a produção de radicais livres, um dos grandes responsáveis pelas alterações na pele.

O maior aporte de oxigênio solicitado durante as atividades físicas (aeróbicas, especialmente), tem a importante função de nutrir as células e nessa respiração celular ocorre a liberação de toxinas. Na pele, com a sudorese essa “sujeira” é eliminada, os poros ficam menores, isso ajuda na redução da acne, por exemplo. Essa mesma pele quando bem nutrida, tem menor propensão a pelo encravados e foliculite.

Nos treinos de musculação, a melhoria do tônus muscular tem influência direta na pele, uma vez que esta acompanha o músculo. Músculos firmes, pele firme.



As dicas para se beneficiar de todas essas variáveis é utilizar-se dos exercícios aeróbicos e de força, além de sessões de alongamento e até mesmo relaxamento. Todos devidamente orientados e planejados por profissionais qualificados.

Portanto, aproveite seus treinos para usufruir também destes benefícios em busca de uma pele saudável e jovem. Importante lembrar ainda de manter a pele sempre bem hidratada e protegida do sol adequadamente (seu dermatologista lhe auxiliará com isso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!