25 de jul. de 2011

Avaliação Física: Não passe em branco!

Antes de iniciar uma atividade física regular, seja ela em academia ou em outros locais, acompanhado por um personal trainer, é imprescindível que seja realizada uma avaliação física completa e adequada a modalidade que pretende praticar.


A avaliação física consiste em um rol de perguntas e testes que visam fornecer dados essenciais para o planejamento do programa de treino de forma individualizada. Fornecendo, assim, parâmetros para o acompanhamento da evolução do aluno. A partir disso, o treinamento pode sofrer as adaptações necessárias e otimizar os resultados desejados.

Normalmente, a avaliação é iniciada com perguntas que revelam o estilo de vida do aluno; busca-se com isso, identificar possíveis hábitos e fatores de risco e/ou doenças preexistentes que possam ser agravadas com a prática do exercício físico. Controlando tais fatores (ou até eliminando-os), o treinamento pode ser realizado com uma boa margem de segurança. Em alguns casos, porém, faz-se necessário encaminhar o aluno a um médico especializado para que este forneça um atestado liberando o aluno para a prática e os cuidados necessários com a mesma.

Embora possa custar alguns reais a mais no pacote, não deixe de incluir a avaliação física com uma frequência adequada (eu indico mensalmente). Na próxima postagem vamos destacar alguns dos procedimentos realizados com as suas finalidades. Até mais.!

Um comentário:

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!