8 de jun de 2011

Postura ruim, barriga saliente!

Sentado(a), de frente ao computador você percebeu que sua barriga está um pouco mais saliente do que desejava... E você não percebeu ter engordado tanta coisa assim! Arrume a altura da cadeira, e do monitor se possível, sente-se agora com a postura correta, tronco alinhado, respire controladamente e olhe fixamente para a tela... Fique assim até o final da leitura, pelo menos.

A barriga saliente pode ser resultado de um abdome mal trabalhado (muitas vezes fruto do sedentarismo), aliado aos músculos pouco tonificados das costas, responsáveis pela postura correta, por exemplo. O mau hábito de permanecer muito tempo com a postura relaxada, ombros caídos e coluna arqueada, deixam o abdome numa posição desfavorável e com a tendência de projetar (por gravidade mesmo) órgãos internos para frente e para baixo, fazendo aparecer a indesejável barriginha. O acúmulo de gordura nessa região, e a barriga pernanentemente distendida, tende a piorar a situação com a flacidez desse tecido.

A essa altura você já deve ter notado que só ao arrumar a postura, alguma diferença já pôde ser vista na própria barriga. Mas deve ter percebido também algum incômodo em permancer ereto por muito tempo.

O corpo dá o alerta! É necessário tomar as providências... Deixe o sedentarismo de lado, se tiver que emagrecer alguma coisa, faça isso! Mas ao fazer suas atividades dê alguma atenção aos músculos posturais e ao abdôme! Deixe-os fortes (indico musculação, alongamentos, pilates, RPG, etc.) e capazes de manter-se na postura correta de forma confortável na maior parte do tempo. Mudar hábitos da vida diária é difícil e requer disciplina, reeduque seu corpo!

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