17 de mar. de 2011

Não Consigo Emagrecer

As estatísticas já apontam a população brasileira como majoritariamente acima do peso. Dados indicam que já temos cerca de 49% de pessoas com sobrepeso e mais de 16% das mulheres com algum grau de obesidade. Dados preocupantes, para um País tropical, reconhecido pelas praias, pelo esporte e mulheres bonitas.

Pelo visto as prais não estão sendo usadas para a prática esportiva como antes... Esse problema parece ser ais grave entre as mulheres. As mulheres bonitas do Brasil estão descontentes com seu corpo! Mulher reclamando do corpo nunca foi novidade, porém agora elas parecem reclamar com razão. Muitas estão sim acima do peso ideal. Outras, mesmo dentro da faixa considerada de peso normal, ainda assim estão longe de apresentar um corpo realmente bonito e saudável.

As revistas femininas agradecem, com suas fórmulas mágicas vendem cada vez mais, apresentando um único tema em suas capas: o emagrecimento. As chamadas são apelativas como sempre: “perca 5 kg em uma semana”, “a Dieta da Fulana da novela”, “emagreça comendo o que gosta!”, etc. Os laboratórios também andam faturando alto com isso, não faltam chás poderosos, pílulas anti-gordura, shakes mágicos, ração humana, e toda uma infinidade de produtos visando únicamante o bolso das desesperadas.

Tantas “soluções” e nosso povo cada vez mais gordo!!! Onde está o erro? Eu diria 3 erros que induzem ao quarto! Vamos enumerá-los:

1) Nossos hábitos: casa/trabalho/casa/trabalho e só. Na correria do dia-a-dia não se come direito, não se faz exercício, não se descansa. Nas horas vagas o lazer é ocioso, é tecnológico, é sedentário.

2) Nossa dieta: a praticidade dos semi-prontos, fast-foods, a distância das frutas e verduras, o preço da comida saudável, os ataques a geladeira fora de hora.

3) O SEDENTARISMO: Falta de tempo não é desculpa, já dissemos em outras postagens. Há inúmeros maneiras de se mexer um pouco mais e gastar mais calorias que o corpo já está habituado. Mas parece cada vez mais difícil se manter numa atividade física regular...



Essa triste realidade está levando principalmente as mulheres ao quarto erro: consumir aquelas revistas e os produtos por elas propagados, achando que eles seriam a salvação, o golpe final na gordura. NÃO É!!! Quando existem produtos de boa qualidade, eles sozinhos também não ajudam em muita coisa. Ao contrário, pode ser bem pior! Se não se ajusta a dieta, você apenas acrescentou mais calorias onde não precisava. Se não iniciou uma prática de exercícios, continua gastando as poucas e insuficientes calorias de sempre. Resultado: mais quilos na balança, mais gritos, mais lágrimas, mais estresse, mais comida, mais gordura... Até que se chegue ao extremo de querer fazer lipo...

A receita existe e você sabe onde encontrá-la. Não é fácil, não é rápido, não é gostoso e não se encontra nas revistas. Mas pode ser encontrada até de graça, pode ser feita somente em casa, e trará resultados com toda a certeza. Só que infelizmente depende muito mais de sua atitude.

Veja na próxima postagem um pouco do que indico aos meus alunos que buscam se livrar dos quilos a mais na balança!
 
IMAGENS: MEDPLAN, WORDPRESS, JORNAL MAGAZINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!