28 de mar. de 2011

EMAGRECIMENTO: Leia, desligue o computador e mexa-se!

Hoje deixo no texto as dicas para quem quer emagrecer. Muitas delas você já viu em vários lugares. Tudo depende mais de você dar o pontapé inicial, e não se render, parar no meio do caminho.


Não tenho como dar a receita. Cada um tem o ingrediente ideal para seu bolo. Mas posso sugerir o caminho:

1) Organize sua ALIMENTAÇÃO, mas não passe fome! 6 pequenas refeições por dia facilitam seu emagrecimento mais do que se você pular refeições e descontar nas poucas vezes que come. Manter o organismo trabalhando bem, também causa gasto calórico. Normalmente dá pra comer tudo o que se gosta, chocolate, ovo, hamburguer, pizza, lasanha, feijoada. Mas é preciso NÃO EXAGERAR! Mate esses desejos nos fins de semana, e de maneira responsável, não precisa engolir a caixa inteira de chocolates, nem comer 3 combos de hamburguer no shopping.

2) VIDA ATIVA: as dicas de sempre: ande, caminhe, pedale, varra a casa, arrume o quarto, lave os pratos, lave o carro, desça uma parada antes, suba escadas, vá para a padaria a pé. Tenha lazer ativo: jogue bola, vá a piscina, desligue a TV, brinque com os filhos, passeie com o cachorro.

3) DURMA BEM: Problemas você resolve, mas não é na cama. Desencane e durma! Entre 6 e 8h pelo menos. Dormir pouco acaba com a saúde. Dormir demais ajuda a engordar. Estresse também promove acúmulo de gordura (e traz uma infinidade de perigos ao coração).

4) MUSCULAÇÃO: Para alguns e ALGUMAS é um tédio fazer musculação. Um MAL NECESSÁRIO então. Uma modalidade acessível, e de bons resultados. Um bom professor consegue dar um jeito e tornar as aulas de musculação menos tediosas. Experimente os CIRCUITOS, especialmente os que alternam exercícios de musculação com passadas rápidas e intensas de 1 ou 2 minutos na esteria, na bike, no Step, no jump, etc.. Converse com seu professor e, se for possível e indicado para você, tente 3 dias de circuito na semana, 2 dias de musculação, e 1 dia de caminhada/corrida/bike/ginástica, descansando no domingo! Avalie você mesmo se dá certo!

NÃO PODE IR A UMA ACADEMIA? NEM PAGAR UM PERSONAL TRAINER?

Ainda não é o fim do mundo! Em outros posts desse blog já vimos que é possível se exercitar em casa ou de graça em programas públicos de atividade física (como a Academia da Cidade, aqui em Recife). Procure as dicas dos profissionais e siga com determinação. Veja os outros posts e tire todas as suas dúvidas...

Não precisa passar horas na academia. Entre 1h e 1h30 de atividades bem realizadas, seu trabalho já terá sido bastante eficaz. Se tem pouco tempo, ainda há uma valiosa dica: divida o treino. Meia hora de manhã e meia hora a noite, por exemplo, podem render ainda mais que 1h ininterrupta de exercícios. E lembre-se sempre que é muito importante o que você faz nas outras 23h do dia... MODERAÇÃO é outra palavra-chave!

IMAGENS: faceal, qualifis, prefeitura do recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!