9 de fev. de 2010

Programa Academia da Cidade e Redução de medidas antropométricas.

No início deste mês tive a felicidade de concluir minha pós-graduação na área de treinamento físico para reabilitação cardíaca e grupos especiais. Juntamente com os professores Álvaro Filho, Hiuri Pitágoras e Públio Gomes construímos nosso artigo para conclusão de curso cujo estudo foi realizado no Programa Academia da Cidade (PAC). Neste trabalho tivemos como objetivo identificar melhorias nas variáveis antropométricas de usuárias adultas participantes do programa, utilizando os dados das avaliações e re-avaliações físicas realizadas com as mesmas, visando com isso avaliar a efetividade do programa no que tange a redução de índices relacionados aos fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV). Coletamos os dados de IMC e Circunferência de Cintura (CC) das usuárias do Pólo Coque (Ilha de Joana Bezerra/Recife-PE), das avaliações físicas e re-avaliações (estas realizadas cerca de 3 meses após as primeiras), e observamos que no período analisado houve ligeira redução nas médias de tais índices conforme mostram os gráficos: A grande maioria das usuárias apresentaram redução de CC e IMC nas reavaliações. Algumas destas saíram, inclusive, da classificação de OBESIDADE, ao ficarem com índices abaixo de 30kg/m² de IMC e 88cm de CC. Apesar das diversas dificuldades em se realizar estudos com coleta de dados por períodos mais prolongados, o estudo realizado aponta para uma real melhoria nas variáveis relacionadas aos fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis como OBESIDADE e DCV para as usuárias do PAC, que acompanham as atividades orientadas pelos profissionais de Educação Física e seguem as indicações médicas e nutricionais fornecidas pelo programa. Tal estudo além de ratificar que os programas públicos de Atividade Física tem efeitos benéficos na saúde e qualidade de vida da população (especialmente o púbico mais carente, com pouco acesso a Academias particulares), acrescem a necessidade de outros estudos mais profundos para fins de avaliação, melhoria dos serviços prestados com base neste feedback de dados científicos.

Um comentário:

  1. eita tu fez pos com alvaro foi? q massa!!!! ele era meu supervisor em estagio 1... hehehe... la no hospital portugues!!!!

    Parabens Especialista...

    q moral hein pai...

    hauhauahuah

    bjooosss

    ResponderExcluir

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!