1 de mar. de 2009

Treinando o Equilíbrio


Uma valência física que não pode ser deixada de lado em qualquer momento da preparação física para qualquer faixa etária é o EQUILÍBRIO.

Nos meus trabalhos com idosos e com público mais jovem, costumo me utilizar de diversos exercícios como o da foto acima (o Dorsal Cruzado ou 'superman') os quais estimulam a propriocepção.

É Preciso explicar o TERMO PROPRIOCEPÇÃO: trata-se da capacidade de perceber a localização e movimentos das partes do corpo independente da visão. Isso se dá por meio de receptores sensoriais presentes em todas as partes de nosso corpo que transmitem informações (sobre um desequilíbrio num tropeçar, por exemplo) ao sistema nervoso, resultando em reações imediatas (que nos impedirá de cair).

Essas informações são transmitidas ininterruptamente e estão ligadas diretamente com nossa Postura desde a posição estática à excecução de exercícios, por exemplo. Tendo fundamental importância na economia de energia de nosso corpo.

Treinar o equilíbrio num programa de atividade física regular possibilita uma melhor preparação para exercícios com maior grau de complexidade, diminuindo, consequentemente, os riscos de lesão e fadiga por excecução incorreta e dispêndio desnecessário de energia.

Para o treinamento do equilíbrio há inúmeros exercícios que são realizados em superfície irregular, aparelhos específicos, em deslocamento e desequilíbrio.
Muitos deles são bastante simples, podendo ser adaptados progressivamente de modo a incrementar o grau de dificuldade em sustentar um posição, ou movimentar-se sem desequilibrar.

Importante redobrar o cuidado ao lidar com indivíduos idosos. O profissional de educação física por perto faz-se indispensável. Mas os ganhos neste sentido para este grupo em especial é de uma importância sem igual para o cotidiano destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!