Para entender a hérnia de disco, uma explicação breve: Nossa coluna possui discos fibrosos entre as vértebras bastante resistentes e flexiveis, que dão o poder de flexibilidade e sustentabilidade a nossa coluna. Com o avançar da idade, e dependendo de nosso estilo de vida, ocorre um desgaste natural desses discos e pode resultar numa protusão da massa do disco para fora, muitas vezes atingindo o canal medular, resultando na DOR. Frequentemente, a região lombar é a mais afetada, nada impede que ocorre em outras regiões da coluna. VEJA MAIS AQUI.
No tratamento, muitas vezes não são necessárias intervenções cirúrgicas, sendo realizado por meio de fisioterapia, mudança de hábitos, reeducação postural, massagens, etc. O Pilates e a Musculação são bem indicados para auxiliar nesse tratamento. Alguns cuidados porém, são necessários e ter um bom profissional acompanhando é imprescindível.
É preciso estar atento a posição em que ocorreu a hérnia, no intuito de evitar movimentos que intensifiquem a compressão no local afetado, bem como realizar a compensação de forma a descomprimir o disco intervertebral. São necessários ainda, exercícios de fortalecimento dos músculos responsáveis pela estabilização da coluna e postura. Exercícios abdominais são importantíssimos, mas algumas posições devem ser evitadas ou adaptadas a depender da posição da hérnia. Outros excercícios que promovam a compressão de cima para baixo devem ser devidamente adaptados, tais como agachamento, afundo ou flexão plantar (panturrilhas) com peso nos ombros, Desenvolvimento em pé, Rosca francesa, etc.
No que se refere à postura, flexibilidade e respiração o Pilates pode oferecer ganhos fundamentais para a qualidade de vida de quem sofre com hérnia.
É essencial mostrar os exames ao seu professor e que este compreenda bem suas limitações para realizar as adaptações de modo a não agravar o quadro, ao invés de ajudar no tratamento.
Pessoas bem orientadas que cumprem com o tratamento de forma adequada normalmente livram-se das dores de modo bastante satisfatório!
Informação e orientação são fundamentais, busque-as com profissionais capacitados.
Esse texto encontra-se atualizado em nosso site. Clique aqui.
Ola,estou na pesquisa pq acabei de saber que tenho hernia de disco cervical leve.Fiquei decepcionada pq treino e amo musculação ja há 20 anos,hj c 55 anos.estou me sentindo um peixe fora dagua..rss.
ResponderExcluirTreino musculação c cargas pesadas e n sei como será a minha vida apartir de agora.Gostaria de continuar meus treinamentos da maneira como sempre os fiz.
Um abraço
quasi exercicios posso fazer sem afetar a coluna pois tnho hernia de disco e protusao discal
ResponderExcluirOlá boa noite , gostariad e saber quais são os exercicios que forçam a parte lombar da coluna ? grato desde ja , pq tenho 2 começos de ernia de disco ,e fico meio preocupado com isso , pois sempre amei musculaçao , talvez por um mal acompanhamento , estou com esse começo , mas agora quero fazer tudo certinho pra nao piorar , e pelo contrario melhorar alguns tipos de dores, Boa noite .
ResponderExcluirquasi exercicios posso fazer sem afetar a coluna pois tnho hernia de disco e protusao discal
ResponderExcluirpaulojudo@hotmail.com
Olá, eu tenho duas hérnias discal (L5 / L1 e L4) passei da faze aguda , descobri cerca de 6 meses.
ResponderExcluirJá fiz tratamento com mesa extensora (foi bom,porem muito caro) ,estou fazendo quiropraxia ,e retornei na musculação...
Por favor se poder me ajudar, gostaria de seus conhecimentos com relação a quais exerciocios posso fazer ,quais não devo fazer,etc...
obrigado,
abraço
douglasortegosa@gmail.com