Sabemos que os movimentos que realizamos na academia trabalham determinados músculos especificamente, o que talvez muitos não saibam é que estes músculos não trabalham sozinhos. Quando fazemos, por exemplo, a elevação do calcanhar (flexão plantar), visando trabalhar a panturrilha (a batata da perna), involuntariamente acionamos outros músculos auxiliares neste movimento, colaborando para e parfeição e segurança na execução do gesto -os músculos da coxa, os glúteos, abdome e outros estabilizadores da coluna, por exemplo, estão ativados neste movimento).
Se eu tivesse de enquadrar o exercícios realmente perfeitos, eu escolheria justamente aqueles que trabalham grandes porções musculares simultaneamente. E estes estão presentes em todas as fichas de treino, em todas as fases do treinamento, sofrendo uma ou outra variação de execução. Veja:
SUPINO: para o desenvolvimento dos músculos peitorais maiores, mas que também envolve músculos como deltóide, serrátil anterior, coracobraquial e tríceps braquial. Há pesquisas que indicam que a sua variação em inclinação a 45º ativa mais fibras musculares.
PUXADA NA POLIA ALTA: trabalha principalmente o Grande Dorsal, mas diversos outros músculos das costas e ombros auxiliam no movimento, bem como o bíceps e braquirradial.
AGACHAMENTO: Se tem um exercício que trabalha a coxa como um todo... achou!
STIFF: Outro exercício bem completo, trablhando glúteos e parte posterior da coxa.
REMADA ALTA: Ombros e trapézio bem trabalhados é com este aqui!
Como vimos nos exemplos acima, com apenas 5 exercícios conseguiríamso trabalhar praticamente todo o corpo (seria esse o 'treino perfeito' em 30 minutos?), um abdominal e panturrilha podiam completar bem o resto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!