

A atividade física bem orientada por profissionais qualificados podem trazer bastantes benefícios e em muitos casos livrá-lo da dor nas costas, justamente por tratar da causa desses incômodos. As modalidades podem ser as mais variadas e com objetivos distintos como o RPG e Pilates, cujo foco na respiração, trabalho abdominal e condicionamento postural permitem um fortalecimento e correção da musculatura dorsal e abdominal a ponto de evitar ou diminuir significativamente as dores.

Outra modalidade de grande importância nesse combate a dor nas costas, sem dúvida, é a musculação. E aqui é uma daquelas onde alguns médicos usam de excesso de cautela. Pois é necessário um cuidado maior com relação a execução dos movimentos, controle de cargas, periodização frequência de treinos, entre outros fatores. E, se o paciente não dispõe desse acompanhamento especializado, os riscos podem ser maiores que as vantagens, mas é inegável que um bom trabalho de força, e hipertrofia, aliado ao controle do peso evitam, controlam e até curam as dores na coluna.
Por fim, os alongamentos são sempre bem vindos, sessões de massagem e meditação (como técnicas de tai chi e Yoga) são capazes de aliviar tensões relaxar a musculatura e descarregar muito do estresse que o cotidiano nos trás e debilitam nossa saúde.

Em grande parte das situações as dores não são incapacitantes, mas apenas um alerta! Um sinal para que esse corpo se movimente. Mas se movimente de maneira correta e orientada, com prazer e sem pressões de trabalho ou estudos. Usar o exercício físico como uma válvula de escape pode ser um santo remédio.
Esse
e outros textos deste blog estão atualizados e podem ser encontrados
também em: https://iccpersonaltrainer.wixsite.com/icarocarvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!