10 de mar. de 2016

Saiu o Edital da Polícia Militar/ PE - Detalhando o TAF

Finalmente saiu o esperado edital para PMPE, com 1500 vagas, os 6 mil aprovados melhor classificados irão fazer a prova física (TAF) composta por 5 testes, dentre eles uma novidade: A natação. Em minha opinião, o TAF não está muito fácil para os destreinados, e aqueles que deixarem para treinar após o resultado da prova objetiva vão correr sérios riscos de deslizarem em algum(ns) teste(s). A convocação para o TAF é em 20/06. Pouco mais de três meses de treinos pela frente.

Vamos analisar um por um:

- A Natação exige dos candidatos que cumpram 50m em 60 segundos (homens) e 70 segundos (mulheres): Natação não é minha especialidade, mas é possível afirmar que o tempo está bem razoável para cumprir este requisito, uma pessoa com boa capacidade aeróbica pode realizá-lo sem grandes dificuldades. É necessário, contudo, ter uma boa técnica de nado, poupando energia e desgastando-se menos para os demais testes.

- A Barra Fixa é peculiar: Exige 05 repetições para homens e 25 segundos de isometria para as mulheres. Aqui mora a grande preocupação de muitos candidatos. Um treino bem específico de força e isometria, a atenção para a técnica dos movimentos e exercícios complementares como abdominais são fundamentais para o sucesso neste teste.

- O Salto em Distância também pode ser um complicador, especialmente para os destreinados, ou com pouca experiência em práticas esportivas, aqui mescla-se velocidade, potência, força de membros inferiores e abdome, e a própria técnica do salto. É necessário um treino específico e bem planejado para evoluir neste quesito. Os índices de 3,60m e 2,60m para homens e mulheres respectivamente são difíceis de alcançar sem um treino adequado e boa condição física.

- Abdominais: Esse teste não costuma causar problemas, pelo simples fato de que a maioria das pessoas já possui alguma experiência com este exercício. Muitos erradamente tem o hábito de fazer centenas de abdominais acreditando que esse exercício sozinho promove o milagre do emagrecimento. Por este motivo, talvez, resolveram apertar um pouco nos índices: 40 repetições para homens e 36 para mulheres. Ficou um tanto pesado sim...

- Corrida (2400m): correr tá na moda, grupos de corrida espalhados pela cidade existem aos montes. Mas aqui cabe uma diferença: não se trata de uma corridinha recreativa de fim de semana, é um teste físico ELIMINATÓRIO, você vai ter que acelerar... O padrão do teste é cumprir essa distância em 12 minutos. Na minha opinião aliviaram para a mulherada (13'30'') e apertaram os homens (11'30''). Vai ter que acelerar... não tem jeito!

Não subestime a prova física. Reserve um tempinho em seus estudos para se preparar para os testes físicos e evitar o estresse de tentar tirar o atraso nos últimos dias, correndo, inclusive risco de lesões. Procure um profissional capacitado, treine com antecedência e vá tranquilo para fazer o TAF. Boa Sorte!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!