18 de nov. de 2010

Descansar, periodizar... nada de feitiçaria...

Hoje conversando com um amigo a quem prestei apenas algumas informações a respeito do treinamento que ele vem fazendo com o objetivo de perder 15 quilos, senti-me bastante gratificado ao receber um "muito obrigado" dele! O Motivo? Ele estava comemorando o sexto quilo perdido... mas me agradeceu pelo simples fato de que as dicas que passei a ele o fizeram treinar sem as dores que vinham incomodando a uma semana. e melhor, rendeu um pouco mais no seu treino.
Explicando melhor a história, esse rapaz de compleição física bastante grande, está agora pesando 107 quilos, quer muito chegar aos 90 (o que a meu ver, pode ser pouco para ele)... mas com os pés bem no chão, estabeleceu perder quinze quilos a princípio, sem toda a pressa que é costumeira. Começou uma dieta disciplinada e um tanto rigorosa (mas acima de tudo disciplinada), e seu treino baseia-se muito mais em corrida que qualquer outra coisa. Está, é bem verdade, treinando por conta própria e busca sempre que possível algumas orientações comigo. A determinação dele me deixou com alguma confiança de que não será tão difícil que ele alcance seu objetivo, talvez antes do que ele mesmo espere.

As dores que sentia nada mais eram do que o corpo pedindo algum descanso, na empolgação de resultados aparecendo e sem uma orientação constante, treinava todos os dias com intensidade sempre crescente, o corpo começava a reclamar. Não seria nenhuma mágica que ao dar intervalos para as pernas, elas parassem de doer e atrapalhar as próximas sessões de treino. As dores sumiram e ele voltou a evoluir no treino.

"Um passo atrás agora, dois para frente amanhã".

Muitas lições podem ser extraídas dessa experiência que esse "aluno eventual" vivenciou por todos aqueles que treinam por conta própria pelas mais diversas razões, algumas delas são:

- disciplina desde a dieta até o treino (e depois dele) e os resultados aparecem;
- é normal aos poucos os resultados tenderem a ser menos evidentes, após um início muito eficaz;
- a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL é imprescindível por mais esporádica que seja, preservará a própria saúde;
- assim como conter a pressa pelos resultados, é importante seguram o ímpeto de treinar cada vez mais ao notar que os treinos estão surtindo efeito - MOTIVE-SE MAS RESPEITE OS LIMITES DE SEU CORPO!!!


Dentre tantas outras conclusões, busque tirar as suas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!