20 de mai. de 2010

Anvisa libera a CREATINA...



Após algum tempo e uma certa pressão por parte de profissionais do ramo e atletas, a ANVISA em nova resolução libera o uso como suplemento alimentar PARA ATLETAS da cafeína e da creatina. Dentre outras reformulações no que consiste a repositores energéticos e outros suplementos, agora classificados APENAS COMO ALIMENTO PARA ATLETAS.

A liberação veio apenas agora, devido a sua comprovação científica com relação a segurança a saúde na utilização destes produtos.

A creatina segundo vários estudos pode fornecer ao atleta um maior auxílio no desempenho durante exercícios repetitivos de alta intensidade e curta duração e na resistência aeróbica em exercícios físicos de longa duração, respectivamente.



Entretanto a agência de vigilância sanitária orienta para que o uso seja feito EXCLUSIVAMENTE por atletas, indicando que pessoas de vida ativa,que praticam atividade física com objetivo de promoção da saúde, recreação ou estética e que possuem dieta balanceada, têm normalmente suas necessidades nutricionais equilibradas, sendo assim não necessitando de tal suplementação. Tal alerta busca evitar o uso indiscriminado das substâncias sem a devida orientação e daí sim, podendo ocasionar riscos à saúde.

Leia mais no site da ANVISA (clique aqui) para saber sobre a nova resolução e demais mudanças estabelecidas sobre estas e outras substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!