26 de ago. de 2008

TREINANDO PARA CONCURSOS


Você que vai enfrentar nos próximos meses alguns dos concursos que exigem o TESTE FÍSICO, é hora de sair na frente... como vimos no texto anterior, começar a preparação de última hora além de arriscado para a saúde pode não levar a alcançar o objetivo desejado.

Então saiba desde já o que você provavelmente terá de enfrentar... será ainda explicado um pouco do meu trabalho com alunos que têm o objetivo de ser aprovado num desses concursos...

Nomrmalmente nas provas de aptidão física, o candidato deve realizar diversos execícios alcançando determinados resultados considerados satisfatórios, somando pontos para classificação ou eliminação. veja abaixo alguns dos testes comummente exigidos nos concursos (ESTE FOI EXTRAÍDO DO EDITAL PARA O CONCURSO DA PRF-PA 2008/2009):

BARRA FIXA - neste teste exige-se que o HOMEM realize no mínimo, acima de 3 repetições e a MULHER mantenha-se suspensa por mais 7 segundos... é dos testes que mais reprovam devido a erros de execução e detalhes como nervosismo, treinos errados, unhas grandes, suor, etc. além, da própria condição física.


IMPULSÃO HORIZONTAL - o salto em distância, onde se exige mais e 1,70m para HOMENS e 1,30m para MULHERES para evitar a eliminação...porém 30cm a mais já garantem a pontuação máxima...

NATAÇÃO - normalmente 50m nado livre, algumas vezes se estabelece um tempo mínimo, em outras como no concurso este da PRF apenas se exige que o candidato não infrinja as normas e termine o percurso. Isso simplifica o treinamento, onde visa-se principalmente a execução do nado.

CORRIDA - o teste de 12 minutos, aki exige-se que neste tempo o candidato realize ao menos 2001m e a MULHER 1601m para não ser eliminado(a).geralmente é o último teste, exige bastante esforço e também tem alto índice de reprovação.

Outros testes como flexão de braço, abdominais, salto em altura muitas vezes são exigidos também.

Para quem vai treinar para tais testes deve atentar para o que se exige nas provas, não apenas os exercícios propriamente ditos, ou seja, exercícios como abdominais, natação, corrida, exigem resistência muscular, e, portanto uma preparação global da condição física do candidato. Um treinamento com pesos, ginástica e alongamentos por exemplo complemtentam e auxiliam no treinamento dos exercícios específicos.

É muito importante uma avaliação física, antes de iniciar o treinamento, para saber a real condição em que se encontra, e estabelecer metas a serem alcançadas sem extrapolar os limites.

Além disso, um acompanhamento nutricional, uma alimentação adequada durante todo o treinamento e nos dias anteriores a prova garantem os resultados e evitam desagradáveis incômodos e imprevistos no dia do teste.

Em nosso trabalho buscamos avaliar continuamente o desempenho e as evoluções alcançadas nos exercícios, estabelecendo metas de curto e médio prazo, adaptando o treino sempre que necessário visando os melhores resultados. Buscamos variar o treinamento, realizar atividades prazerosas e que tenham íntimo relacionamento com o que o candidato ao concurso irá enfrentar, e nos momentos adequados busca-se a simulação da prova, os desafios e a luta pelo melhor resultado possível de ser alcançado por este, uma vez que a nota mínima necessária não garante a vaga...

QUER COMEÇAR ENTRE EM CONTATO e vamos à luta!!!

Um comentário:

  1. Ola!
    Meu nome é Tuane, desejo me preparar para um concurso militar.. e preciso estar bem para os testes fisicos. Breve entrarei em contato para saber de mais detalhes de como é seu trabalho!

    Otimo Blogger!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!