15 de jul. de 2018

Pressão Arterial: Medidor digital é confiável?

Resultado de imagem para M2 Basic (HEM-7116-E) (Derivative of M3-I (HEM-7051-E))
Utilizo frequentemente esse aparelho digital de braço
Em minha prática cotidiana, faço uso frequente de um aparelho digital para aferição da pressão arterial (PA), e não menos frequentes são as perguntas feitas a respeito da confiabilidade do aparelho. Sim, possuo ainda o tensiômetro analógico (ou esfigmomanômetro aneroide - nome lindo ein!?), mas uso apenas em casos específicos que explicarei mais adiante. Minha resposta aos questionamentos é que SIM, são confiáveis, úteis, práticos e ainda trazem algumas funções adicionais que podem ser importantes, como veremos a seguir.
Resultado de imagem para esfigmomanômetro digital de pulso
Aparelhos de pulso merecem atenção


Hoje temos uma grande variedade de aparelhos no mercado que possibilitam a aferição da PA de forma bastante prática, podendo ser manuseados por qualquer pessoa, ainda que sem treinamento. Isso é especialmente importante para pessoas com doenças crônicas que necessitam desse controle frequente e não poderiam ir buscar sempre o auxílio profissional para isso. O problema é que temos uma variedade de marcas e preços que acabam escondendo os perigos. Nem todos são validados, nem todos possuem garantia e assistência para calibração, alguns possuem protocolos de uso diferentes do habitual e tudo isso pode influenciar nos valores mostrados no visor.


O melhor aparelho para aferição de PA, tem tido sua utilização restrita devido ao uso de mercúrio (um metal pesado, altamente tóxico). Então não raro você verá, mesmo em postos de saúde, a utilização dos aparelhos digitais. E sabe quando recomendam a você um exame chamado MAPA (monitoramento da PA por 24h)? Advinha: o aparelho utilizado é digital.
Resultado de imagem para esfigmomanômetro mercurio
Aparelho com coluna de mercúrio

Para comercialização no Brasil, todos os aparelhos, digitais ou analógicos necessitam ter aprovação do INMETRO e calibração, normalmente realizada pelo IPEM. No site da Sociedade Britânica de Hipertensão você pode observar os aparelhos validados e os não recomendados para uso domiciliar. Quanto à calibração, aí reside outro problema, esses aparelhos necessitam de manutenção periódica (os analógicos também) e por vezes isso é ignorado. Até algo mais simples, como pilhas fracas podem resultar em resultados discrepantes. Outro fator importante é o protocolo de uso, embora normalmente sejam de fácil utilização, alguns (especialmente os de pulso) são bastante sensíveis a qualquer movimento ou posição inadequada, isso deve ser observado com cuidado.

Costumo orientar as pessoas, para que sempre que possível consultem um profissional que forneça informações qualificadas na interpretação dos resultados encontrados nesses aparelhos. No site da Sociedade Brasileira de Hipertensão(SBH) temos várias informações úteis ao público em geral. Uma delas diz respeito ao diâmetro da braçadeira. Ele deve ser adequado à circunferência do braço, sob risco de resultados errôneos. Crianças e Obesos, por exemplo necessitam de braçadeiras de tamanhos diferentes (nessas situações, como falado anteriormente, uso o meu tensiômetro analógico, pois possuo as braçadeiras diferentes, mas há a venda para os digitais também).
Orientação SBH - Clique para ampliar


Por fim, o recado é que seja criterioso ao adquirir um aparelho digital para uso doméstico. Utilize EXATAMENTE conforme as recomendações, calibre o aparelho no período recomendado, mantenha as pilhas novas, e leve em consideração outros fatores externos no resultado apontado no visor (clima, estresse, alimentação, trabalho, etc.). Sempre que possível, realize a aferição com profissionais de saúde em outro aparelho. Notou algo diferente? Informe-se melhor e tire todas as suas dúvidas com o especialista.

PS.: Só pra não esquecer - ESQUEÇA OS APLICATIVOS DE CELULAR QUE DIZEM AFERIR PRESSÃO ARTERIAL (apenas colocando o dedo polegar na tela, na camera na bateria, seja lá onde for)!!! ISSO (AINDA) NÃO FUNCIONA!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!