21 de out de 2013

Gravidez, musculação e outros exercícios

No último domingo, uma reportagem em um programa de TV exibiu um vídeo que tem impressionado muita gente na internet. Trata-se de uma gestante com seus oito a nove meses realizando agachamento com barra e anilhas apoiadas em suas costas, e outras gestantes realizando movimentos como levantamento olímpico, balanço com kettlebell, e outros. Muitos acharam a cena absurda, um tremendo risco, e a reportagem foi tratar do assunto, iniciando com uma profissional de saúde apontando sobrecargas na região do ombro, coluna, quadril, tornozelo, etc., "toda errada" como ela própria definiu. Estaria mesmo???
Muitos professores provavelmente vão passar alguns dias tentando explicar isso (espero que ao menos a maioria explique bem!).
Na minha opinião NÃO! Ela não está toda errada. Aos que perceberam, atrás da moça há uma propaganda da crossfit o que dá a entender que a mesma treina tal modalidade e, muito provavelmente não é nenhuma iniciante, para realizar tal movimento. Outro ponto a se analisar é que a moça que executa o agachamento, não está levantando um peso absurdo (embora o tamanho da anilha e da barra assustem de início), é possível que ela esteja inclusive realizando este movimento com uma carga bem abaixo do que ela habitualmente suportava antes de sua gravidez. E é aí que está o segredo...
A reportagem alerta para o exagero (que a meu ver não existiu), isso é válido. Os cuidados são necessários, porém GRAVIDEZ NÃO É DOENÇA!!! Se a praticante possui experiência e uma musculatura preparada para treinos intensos (como no Crossfit), ela pode continuar praticando sua modalidade normalmente, numa intensidade abaixo do habitual obviamente. Mas também não precisamos exagerar nessa redução a ponto de oferecer ao aluno um esforço quase nulo.

Musculação pode sim!!! Agachamento é permitido... E muitos outros exercícios. Com os cuidados e acompanhamentos adequados.

Pretende engravidar? Comece a treinar antes. Prepara seu corpo para as transformações que ele irá sofrer.
Quer começar a treinar e já está grávida? Você pode, claro! Mas nesse caso, é importante sim optar por modalidades mais leves de menor impacto, ou mesmo a própria musculação leve (bem leve, lembre-se que você não se preparou antes para isso)
A gravidez vai me engordar? MITO! Isso não existe! Não coloque a culpa pelos maus hábitos na criança. Dieta e treinamento fazem com que a mulher recupere seu peso normal com o passar do tempo, tempo esse que é ainda menor se a mulher já possuir um histórico de atividades físicas anterior a gravidez.

Tem alguma outra dúvida? Nos envie, responderemos com brevidade.

2 comentários:

  1. Parabéns Ícaro. Muito bem colocado.

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  2. Gostei. Pretendo engravidar no ano que vem e atualmente treino musculação pra hipertrofia. Provavelmente estarei com mais de um ano de treino quando engravidar e não pretendo parar. Ao meu ver, inclusive, o agachamento deve favorecer um parto normal! Seguirei com meu treino na gestação, agora mais segura depois de ler seu post.

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