20 de fev. de 2021

LER/DORT e Atividades físicas

Conhecidas popularmente como Lesões por Esforço Repetitivo (LER), tem-se adotado mais recentemente a sigla DORT, que significa Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho.
Quadros simples de dor passageira, até lesões e doenças de difícil tratamento estão incluídas. A causa em comum desses distúrbios são as atividades laborais (relacionadas ao trabalho).

Resultado de imagem para ler dort
FATORES DE RISCO
- Repetitividade; Esforço Físico Excessivo; Posturas Inadequadas; Trabalho por período prolongado em posições estáticas; Estresse; Maus hábitos de vida.


SINTOMAS e DOENÇAS RELACIONADAS
Geralmente costuma-se classificar a DORT em 4 graus de intensidade/gravidade, indo desde a acometimento simples sem grandes consequências a dores severas e incapacitantes. Desse espectro se encaixam quadros de caráter agudo ou crônico como as lombalgias, cervicalgias, tendinite e bursite, que exigem atenção e tratamento adequado


CONSEQUÊNCIAS
Quando não ocorre o tratamento de forma satisfatória, as dores e inflamações podem se agravar a ponto de incapacitar as pessoas para o melhor desempenho no seu trabalho e atividades diárias. Causando sofrimento, perda de produtividade, afastamento, aposentadoria precoce, além de situações de impacto mental e social, como isolamento, crises de ansiedade e depressão.


PREVENÇÃO
É fundamental controlar os fatores de risco. Para isso, é importante o melhor diálogo entre empresa empregadora e empregados, no sentido de minimizar atritos e oportunizar condições adequadas para o desempenho das atividades, consequentemente proporcionando um ambiente sadio de trabalho. Essa
atenção, passa por uma (re)organização institucional-funcional, em que seja evitada a sobrecarga de funções, horários adequados incluindo intervalos para descanso, metas alcançáveis, além de cuidado com ergonomia do ambiente de trabalho (móveis, utensílios, objetos e ferramentas adequadas e em bom estado de manutenção); Por fim, ter como conduta da empresa a execução de programas educativos, que oportunizem aos funcionários informação constante e atualizada, inovação em questões de saúde e ambiente saudável de trabalho.


EXERCÍCIO É SAÚDE
No combate as LER/DORT, a prática regular de exercícios físicos é indispensável. Tal afirmação é ainda mais verdadeira quando temos que nossa população está, em sua grande maioria, acima do peso ideal e sabendo que a obesidade é um fator importante para o surgimento de doenças, inclusive causa de agravamento das doenças laborais.
Algumas atividades são bastante recomendadas para quem já possui ou busca prevenir o surgimento das LER/DORT:
- Musculação/Treinamento de Força;
- Exercícios Funcionais;
- Alongamento/ioga/pilates;
-Hidroginástica
Além desses, manter hábitos saudáveis, que incluam outras atividades físicas e/ou esportivas são importantes para a manutenção da saúde física e mental.
Valorizar o lazer, o descanso (sono) e uma alimentação saudável são outras dicas valiosas.

E a GINÁSTICA LABORAL?

Resultado de imagem para ginastica laboral



Em muitos postos de trabalho são oferecidos aos funcionários programas de ginástica laboral, normalmente com o intuito de oferecer alguma atneção à saúde dos colaboradores de forma que a produtividade dos mesmos possa ser incrementada, bem como manter um clima organizacional mais estável. Costuma ter bons resultados, especialmente quando as atividades são bem conduzidas por profissionais especializados. Infelizmente também são comuns casos em que a ginástica laboral não é bem compreendida pelos funcionários e para piorar, por não ser adequadamente planejada e operacionalizada, termina por ser mais uma obrigação entediante do que um momento descontraído de cuidado com a saúde.

A ginástica laboral, afinal, vai bem além de uma mera sessão de alongamentos e relaxamento. Ela pode mesmo envolver exercícios mais intensos, sessões de treino mais bem elaboradas, orientações em saúde, atendimento multidisciplinar com outros profissionais da saúde atuando visando a promoção da saúde de forma mais abrangente.

Porém, é preciso que haja alguma estrutura para oferecer um serviço realmente eficaz. Ter um espaço adequado, evitando improvisos, bem como local adequado para oportunizar o funcionário uma troca de roupas e banho também vai auxiliar que os mesmos participem de forma mais confortável das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!