Já ouviu aquele ditado que diz "não pode com ele, junte-se a ele"?
Talvez seja necessário pensar nisso em relação ao uso excessivo do celular (e outras telas) pelas crianças e adolescentes.
Sabemos que as plataformas digitais têm aumentado o comportamento sedentário dos mais jovens (e até mesmo dos adultos) e que isso já traz impacto bem negativo à saúde.
Mas nesses aparelhos também estão parte da solução, e precisamos utilizar em nosso favor.
Assim como existem plataformas de vídeos e aplicativos fitness que tanto ajudaram os adultos e idosos durante os períodos críticos da Pandemia do Covid-19, para a criançada há disponíveis diversas alternativas que buscam fazê-los adotar comportamentos mais ativos no dia a dia.
O celular e a internet não precisam ser os grandes vilões da historia. Precisamos explorar seus pontos positivos. Boa parte desses, inclusive, gratuitos.
É claro que, em algum momento, é mais que necessário, deixar as telas de lado e sair pra respirar ar puro, interagir com amigos, praticar esportes, etc.
Encontrar esse equilíbrio, depende também da educação e disciplina que os pais adotam com seus filhos. Afinal, nessa idade serão moldados comportamentos que serão espelhados na vida adulta. E não custa lembrar, é o exemplo dado em casa que será fundamental nessa construção. Assim, os pais precisam antes de coibir o comportamento indesejado das crianças, lapidar o próprio comportamento. não vale deixar tudo a cargo da Escola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!